Pandora Coffee Roasters

Sobre a Pandora

Procura do café

O café é um grão, proveniente de um fruto que por sua vez é gerado por uma planta do gênero Coffea. Mas como todo produto de qualidade, o Café Especial não é diferente, para produzi-lo é necessário muito cuidado com a lavoura, muita dedicação e amor à terra.

Nosso trabalho começa na procura não do café, mas do produtor. Visitamos produtores e conhecemos suas lavouras, seu manejo, sua história. Assim, já percorremos metade do caminho para encontrarmos um grão Especial.

Prova das amostras

Chegou a hora de provar o trabalho de um ano daquele produtor com sua lavoura, e essa prova é feita na xícara. Através do protocolo da Specialty Coffee Association – SCA fazemos uma análise sensorial rigorosa dos lotes de cada produtor através do método Cupping, com isso podemos descobrir todo o potencial que aquele café pode obter na hora de traçarmos seu Perfil de Torra.

O protocolo SCA é formado por dez atributos a serem pontuados de 0 a 10. A soma desses atributos dará a nota final desse café. Um café com pontuação acima de 80 é considerado Especial, nós na Pandora trabalhamos somente com cafés pontuados acima de 84.

Perfil de Torra

Química, física, torra. Essa é a hora que mais aprendemos, aprendemos com cada café que passa, porque todos são diferentes e cada um merece um perfil de torra específico para ele. Nós acreditamos que cada grão tem uma única torra e nosso trabalho é descobri-la e molda-la a fim de potencializar suas notas sensoriais mantendo o equilíbrio da bebida.

É no perfil de torra que imprimimos nossa identidade! 

Sensorial do café

Todo Café Especial tem o que chamamos de notas sensoriais, elas são resultado do Terroir e da Torra desse café e podem apresentar mais de 800 compostos aromáticos que se assemelham com algo que já cheiramos ou provamos. Podem lembrar frutas cítricas como a laranja, sobremesas doces como o caramelo ou amargos como o chocolate, delicados como uma flor de jasmim e muitos, muitos outros.

Após definirmos as notas sensoriais de nossos cafés entramos na etapa de criar uma ilustração que represente suas notas, seu corpo e sua acidez. Cada café tem o seu perfil de torra, e agora a sua arte, dando mais identidade para cada um.

Já é percebido que gostamos da cultura grega, desde a mitologia até a estética e seus filósofos. Café é mistério, arte, e matemática – cada um de nossos grãos recebe também um nome de origem grega que pode ser desde uma variável matemática, um significado ou até uma divindade.

Torra fresca

Fogo, ar, rotação do tambor – chegou a hora de torrar, empacotar e enviar os pedidos. Semanalmente torramos nossos cafés replicando o perfil de torra criado para cada um deles e enviamos com torra fresca para você.

A melhor forma de receber seus cafés é em grãos para manter todos os compostos voláteis presos e a serem descobertos por você ao moer na hora de fazer o café na sua casa. Mas sabemos que nem todos têm um moedor de café em casa, por isso, nas opções de compra de todos os nossos cafés vocês podem encontrar diversas granulometrias (tamanho de moagem) específicas para cada tipo de método de extração que você for utilizar em casa. Assim, garantimos que a sua experiências vai ser perfeita até a sua xícara!

×